Conteúdo relevante Pensamento crítico Abordagem regional

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Vanda e Ronisteu foram os vereadores mais produtivos na Câmara

A partir das informações coletadas no portal da Câmara Municipal de Marabá, também tivemos a oportunidade de identificar quem foram os parlamentares mais atuantes na última legislatura. Então, daremos “à César que é de César”.

Vanda Américo (União) é figura antiga no cenário político marabaense e conhece como poucos a realidade do município. Analisando quantitativamente o desempenho do seu mandato, dificilmente alguém a colocaria como uma parlamentar de destaque nesse ranking, mas vale lembrar que Vanda esteve apenas cerca de dez meses à frente de seu mandato. Nos últimos anos, ela dedicou boa parte do seu tempo e do seu trabalho à presidência da Fundação Casa da Cultura de Marabá e a cadeira na câmara foi ocupada por Gerson do Badeco (Cidadania), que não apresentou um projeto de lei sequer em três anos de vereança. Nesses dez meses exercendo mandato de vereadora, Vanda apresentou um total de 177 proposições. Entre elas, 14 Projetos ou Anteprojetos de Lei. A título de comparação, Vanda trabalhou mais em dez meses do que Marcelo Alves (PT) e Dato do Ônibus (União) em quatro anos.

Já Ronisteu Araújo (PL) – o Pastor Ronisteu, como se apresenta – carrega consigo a força do voto evangélico, cada vez mais importante e decisivo a cada pleito. Natural de Araguaína (TO), ele também é superintendente da Igreja do Evangelho Quadrangular em Marabá. Ao contrário de Vanda, ele exerceu o mandato de vereador do início ao fim na última legislatura. Em quatro anos de função pública, Ronisteu produziu um total de 660 propostas. Entre elas, 58 Projetos e Anteprojetos de Lei.

Ronisteu trabalhou muito, mas vale uma observação

Do ponto de visa quantitativo, o número de propostas apresentadas pelo vereador impressiona, mas vale a análise qualitativa do trabalho desempenhado por Ronisteu na Câmara. Boa parte dos projetos apresentados pelo parlamentar ratificam políticas que já existem em nível nacional ou estadual. Ou seja, já seria presumível a implantação também na esfera municipal. Um exemplo é o PLO 52/2023, que dispõe sobre a prioridade no atendimento a pacientes de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia ou com bolsa de colostomia, que já era objeto de lei federal. Outro exemplo o é o PLO 66/2024, que institui o Janeiro Branco como mês de conscientização sobre a saúde mental. Essa é uma campanha desenvolvida pelo Ministério da Saúde de 2014.

O vereador também é conhecido por transparecer nas suas proposituras o viés cristão. Assim, também foram encontradas Projetos de Lei considerados polêmicos e até inconstitucionais entre as matérias produzidas pelo seu gabinete. Entre elas, o PLO 19/2023, que proíbe banheiros unissex em espaços públicos ou privados de Marabá, proposta inconstitucional que vai contra a Lei Federal 7.716/1989. Em outra matéria, o vereador propôs o Dia da Liberdade de Culto (PLO 37/2023), já garantido pela 10.825/2003, a Lei da Liberdade Religiosa. Ou seja, trabalhou muito para fazer ‘chover no molhado’.

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Contato

© 2025 Todos os direitos reservados. A reprodução de conteúdos é autorizada desde que citada a fonte.