As chuvas mais intensas desse inverno amazônico provocam um aumento até esperado em quadros de doenças gripais e resfriados na população de Marabá. No entanto, este começo de ano também tem trazido de volta o fantasma da covid-19 na cidade. Embora a Secretaria de Saúde não confirme a informação, o que se sabe nas unidades de saúde e até no Hospital Municipal de Marabá é os casos confirmados estão aumento na cidade.
“A gente vê muita gente chegando aqui com sintomas clássicos, como febre, tosse, calafrios, dor de cabeça e então a gente encaminha pra fazer o teste”, afirma uma servidora. “Acho que a cada 10 testes que fazemos, uns seis ou sete dão positivo”. A situação parece ter se agravado em algumas semanas por conta, principalmente, de dois fatores: as festas de fim de ano e a falta de vacinas nos postos de saúde do município.
“A falta de vacinas é muito preocupante, né? Porque imunização é uma retaguarda. É o que garante que o paciente não venha a contrair a doença ou que, pelo menos, não desenvolva sintomas graves. Sem vacina, a situação tende a piorar”, analisou a enfermeira.
A auxiliar administrativo Cristina Monteiro saiu da Unidade Básica de Saúde Hiroshi Matsuda, na Folha 11, sem conseguir tomar a vacina. “Eu preciso atualizar meu cartão porque é necessário estar em dia para ser fichada no emprego. Mas me disseram que não tem. Já é o segundo postinho que eu venho e não consigo”.