De 15 de setembro a 4 de outubro, Parauapebas e Marabá serão o epicentro de um movimento cultural e criativo que tem o objetivo de contribuir com a geração de conexões da região de Carajás com o resto do país. O Festival TOCA Carajás chega para levar a produção cultural do sudeste paraense muito além de suas fronteiras, atuando como um movimento catalisador que busca acender a chama de iniciativas transformadoras e tecer uma rica miscelânia de conexões humanas, econômicas, sustentáveis e artísticas.
O evento, idealizado como um território criativo, foi lançado na última sexta-feira (22), em um evento aberto ao público na Cervejaria Araguaia, em Marabá. O projeto convida a sociedade a cocriar uma experiência onde as ruas, praças, pontos de encontro da cidade se transformam em palcos e espaços para a inovação e a expressão artística. “Desde que eu conheci a proposta do TOCA Carajás, eu vi esse projeto como uma ferramenta de impulsionamento da produção artística que é feita na região”, afirma Itair Rodrigues, que assina a produção do projeto.
Em sua proposta, o TOCA Carajás se posiciona não apenas como um festival, mas como um legado em construção, focado na transformação social. Ao se juntar à iniciativa, as pessoas se tornam parte de uma narrativa poderosa de conexão, inovação e fomento da cultura do sudeste do Pará. A programação do Festival TOCA Carajás inclui oficinas gratuitas de arte, dança, gastronomia, teatro, audiovisual, literatura e música, em Marabá e na Vila Palmares, em Parauapebas.
Para o cantor AQNO, responsável pela direção artística do festival, esse é um projeto que tem sabor especial. “O TOCA nasce dessa necessidade enquanto artista que nasce em Marabá e cria suas próprias oportunidades, em uma região que é tão difícil para o artista independente”, analisa AQNO. “É uma forma de olhar para as necessidades desse lugar de onde eu vim, que é Marabá – e que também são marcas comuns a cidades como Parauapebas, que é onde nós teremos atividades também -, e como a gente pode criar algo juntos uma oportunidade de fazer algo acontecer, com esse viés multicultural, multiartístico”, conclui.
O Festival TOCA Carajás conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A realização é da AmpliCriativa e Ministério da Cultura – Governo Federal. A culminância do projeto terá uma programação diversificada de shows, com nomes como AQNO, a música instrumental do Pirucaba, com participação especial de Lariza, além da atração nacional Chico César. Os detalhes da programação em cada localidade serão divulgados nas redes sociais, no perfil @tocacarajas.



