Conteúdo relevante Pensamento crítico Abordagem regional

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Helder m4ta aula de transparência e maquia desempenho para melhorar Ideb no Pará

Na última segunda-feira (10), o governador Helder Barbalho esteve em Brasília, onde recebeu das mãos do presidente Lula o Selo Ouro no Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. O momento foi amplamente divulgado nos veículos oficiais de comunicação do governo do Pará – e em outros pagos para este fim – e simboliza que o Pará cumpre requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação. Mas qual é a verdade sobre a Educação no Estado?

Embora a homenagem se refira especificamente à alfabetização, é possível afirmar que o desempenho tenha reflexos também na educação básica no Pará. No ano passado, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), festejou a sexta posição nacional no Ideb do Ensino Médio, onde o Estado ficou acima até da média nacional. O salto foi da nota 3 para 4,3, quando a média pelo Brasil é de 4 pontos.

Mas o que aconteceu para um aumento tão expressivo em apenas dois anos? Simples: a Seduc – sob a gestão de Rossieli Soares – mudou o regime de avaliação. A análise do desempenho de um aluno, se é é aprovado ou reprovado, que era feita ao final de cada ano letivo, depois dessa medida passou a ser feita somente nos anos finais de cada uma das etapas. Nos demais anos, a aprovação é automática.

Assim, o governo do Pará encontrou uma forma de burlar o cálculo do Ideb, que é o resultado da multiplicação do fluxo de aprovados pela nota média da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Só com essa medida, o Pará alcançou o primeiro lugar nacional no fluxo de aprovação no primeiro e segundo ano do ensino médio, por exemplo, marca jamais atingida por nenhum outro Estado na história do Ideb.

Em conversa informal, um professor a rede estadual comentou a nova política e se mostrou preocupado com a qualidade do trabalho desenvolvido em sala de aula. “Essas diretrizes tiraram inclusive muita autonomia do professor na hora da avaliação. Sem contar que a essa aprovação automática é boa para a nota do Ideb, mas péssima para a qualidade do ensino. A aprovação deixou de ser uma garantia de aprendizagem durante o ano letivo”, lamentou.

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Contato

© 2025 Todos os direitos reservados. A reprodução de conteúdos é autorizada desde que citada a fonte.