A cada dia que se passa da nova administração municipal, o governo Toni Cunha se mostra mais adepto da filosofia ‘farinha pouca, meu pirão primeiro’. Depois de um primeiro mês com a tesoura afiada, anunciando corte para todo lado, o prefeito abriu a torneira justo para a empresa de um parente. Quem diria!
No portal da transparência, uma publicação do final do mês de janeiro mostra o aditivo do contrato – uma espécie de prorrogação – firmado entre a prefeitura de Marabá e a empresa L&C Serviços e Locações. A empresa fica situada na Rodovia BR-230, a Transamazônica, no núcleo Cidade Nova, e atua no ramo de aluguel de veículos. O problema é que uma rápida pesquisa na internet encontra o nome de Leonardo Lobo Costa como sócio-administrador. Leonardo, por sua vez, irmão da primeira-dama Lanúzia Lobo. Ou seja, filho do secretário de Viação de Obras Públicas. Tudo em família.
Outro ponto que chama atenção no documento é o valor milionário contratado pela prefeitura. Nada menos que R$ 1.530.600,00 (veja na imagem abaixo). Segundo o contrato, os veículos alugados seriam empregados nas atividades da Secretaria de Segurança Institucional (SMSI). Ao todo, quinze veículos estão a serviço de órgãos como Guarda Municipal, Segurança Patrimonial e Departamento de Trânsito, cinco automóveis para cada.

Vale lembrar que o contrato inicial com a empresa de Leonardo Lobo foi celebrado em 2023, ainda na gestão Tião Miranda. Mas, agora, com o cunhado segurando a caneta mais pesada da administração municipal, a L&C continua sendo bem remunerada – e como! – até janeiro de 2026.
Os detalhes do aditivo são públicos e estão disponíveis aqui.