Em vídeo publicado ontem (20) nas redes sociais, o prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, discursou para moradores e criticou a prefeitura de Marabá pela falta de diálogo com o município vizinho. “Nós estamos desde o dia 3 [de janeiro] tentando entrar em contato com a Secretaria de Infraestrutura de Marabá”, disse ressaltando a necessidade de interditar a ponte sobre o Rio Itacaiúnas. O registro foi feito na manhã de domingo (19). Horas depois, a Secretaria de Comunicação de Marabá divulgou decreto que determinava a interdição da travessia.
Em outro momento do vídeo, Goiano afirma que é preciso que a relação entre os dois municípios seja de mais respeito, sugerindo que o clima não tem sido esses nos últimos anos. “Se não respeitar a minha população, vai entrar água na canoa”, afirmou. “Nós respeitamos Marabá e Marabá tem que respeitar Parauapebas”.
O prefeito da Capital do Minério também destacou a falta de assistência histórica da administração municipal marabaense com a população do Contestado. “Marabá precisa doar logo o contestado pra Parauapebas ou honrar as diretrizes do município. Eu irei lutar esses quatro anos para fazer com que Marabá entenda que o lado esquerdo do Rio Itacaiúnas seja entregue para nós, que somos donos”, disse. “A culpa dessa escola estar desse jeito é de Marabá”, concluiu.