O projeto “Festival do Cinema Brasileiro de Marabá” visa a realização de evento cultural com sessões de cinema, exposições fotográficas, palestras, rodas de conversa e oficinas de produção audiovisual, com acesso gratuito e aberta ao público em geral, a ser realizado na cidade de Marabá ao final do mês de janeiro e início de fevereiro de 2025.
O cinema, em sua diversidade de gêneros, tem permitido publicizar e eternizar olhares sobre a sociedade em que vivemos e provocado esta sociedade como expectadora à olhar sobre si e seus feitos exibidos na grande tela, revelando como esta sociedade se percebe, se reconhece historicamente e se projeta em perspectiva contemporânea e possibilidades de futuro. Mesmo obras voltadas ao entretenimento são cheias de conteúdos, imagens e narrativas que provocam ou introjetam ao imaginário do espectador, noções sobre quem somos, como vivemos e como nos lançamos adiante como sociedade. Por isso o cinema é, fundamentalmente, uma produção cultural de forte caráter educativo.
Impulsionado pelo Cinema Novo, desde meados dos anos de 1950, o cinema brasileiro acumula grandes produções fílmicas que tematizam a sociedade brasileira, e retratam a história do país, seus conflitos políticos, suas dinâmicas e contradições societárias, culturais, familiares, etc, por meio da comédia, drama, obras documentais, filmes de animação e, recentemente de modo mais significativo, por meio de filmes de ficção científica.
No entanto, muitas dessas obras não estão inseridas no circuito do cinema comercial e nem facilmente acessível à população de menor poder aquisitivo, visto que os filmes acabam sendo disponibilizados por meio de plataformas digitais pagas. Eis a importância dos cineclubes, mostras e festivais de cinema de caráter popular, realizado em ambientes de escolas, universidades, praças públicas, comunidades e, também, em salas de cinema com sessões gratuitas. O exemplo disto são obras produzidas no sudeste paraense e na Amazônia pouco acessível a população local.
É neste contexto que está sendo proposta a realização do projeto “Festival do Cinema Brasileiro de Marabá”, com sessões em espaços públicos e também itinerantes realizadas em ambiente ao ar livre, objetivando possibilitar à população local acesso gratuito às obras fílmicas do cinema nacional, clássicas e atuais, numa perspectiva da promoção do entretenimento, contemplação e também de diálogos sobre os conteúdos tematizados por elas.
O festival é uma realização da TramaTeia Produções e de uma rede de parceiros que envolve universidades públicas, movimentos sociais e produtores culturais locais e integra o conjunto de atividades relacionadas a comemoração dos 10 anos de realização do Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira – FIA CINEFRONT, evento que ocorre em diferentes municípios do sudeste do Pará, com sessões em outros estados e países e cujo foco temático são as lutas sociais e ecológicas que se passam na Amazônia e no mundo e que são retratadas em filmes documentários.
Diferente do FIA CINEFRONT, o “Festival do Cinema Brasileiro de Marabá” pretende focar no cinema nacional, com obras de ficção, comédia, drama e infantil, sem temáticas específicas, mas também promovendo encontro do público em diálogo com diretores e produtores, debates após as sessões, momentos de formação com oficinas de produção audiovisual e contato com outras linguagens artísticas associadas ao cinema, como a fotografia, por meio de exposições e instalações artísticas.
O festival é apresentado como uma oportunidade de evento a ser agregado à agenda cultural da cidade de Marabá, ampliado as opções de diversão e lazer ofertadas gratuitamente à população e afirmando o cinema como entretenimento e arte de importante dimensão educativa.
O Festival do Cinema Brasileiro de Marabá é uma realização patrocinada pelo Edital de Apoio a Cineclubes, Festivais e Mostras Culturais de Marabá – Lei Paulo Gustavo, via Fundação Casa da Cultura de Marabá e Secult.
(Divulgação)